Menu

Apresentação
Cursinho de ASP
Colunas
Fórum
Links
Livros
Essencial
Hospedagem
Empregos  

Divulgue

Apresentação


As Actives Server Pages da Microsoft (ASP)
formam a estrutura de aplicações que permitem o desenvolvimento de funções poderosas, baseadas num servidor de um web site. A lógica das ASP é executada no servidor Web, as aplicações que as integram são acessíveis desde qualquer navegador e independe de qual seja a plataforma.

Nos avançamos em muito pouco tempo, das páginas clássicas às páginas dinâmicas. Vocês seguramente notaram as extensões .asp quando vocês surfavam pela web. Estas três letras marcam a passagem de uma web vitrine a uma web interativa. As Active Server Pages (ASP) apareceram junto com a necessidade dos webmasters de ter uma tecnologia capaz de completar os scripts que rodavam no cliente, que vocês conhecem certamente: JavaScript, VBScript e Jscript.

Em 1996, a Microsoft anunciou a chegada das ASP, tecnologia extraída de um projeto chamado DENALI. Esta tecnologia servidora é a primeira em desenvolvimento, a se impor muito rapidamente. Ela se beneficiou da gratuidade do Internet Information Server (IIS), servidor web fornecido com o Windows NT. Além disto, a programação das ASP, via uma linguagem de script (VBScript, ou Javascript) é fácil, e acessível a inúmeros conceitos de web sites. O desenvolvimento do comércio eletrônico é também um fator indiscutível do desenvolvimento rápido das ASP. E pode ser o mesmo inversamente.

De fato, a possibilidade de criar rapidamente um site web dinâmico com acesso às bases de dados também favorece a concepção de sites comerciais. Atualmente, as Active Server Pages estão na versão 3.0. Isto significa que se trata de uma tecnologia madura, que foi testada, e que certamente está em evolução.

Além do mais, ela não se contenta de pertencer ao mundo da Microsoft. De fato, graças aos esforços de empresas como HalcyonSoftware ou bem ChiliSoft, as ASP rodam sobre várias plataformas ( Unix, Linux, Mac…) e vários web servers (Apache, Netscape, FastTrack…).


As principais funções


Os scripts do servidor
: vocês podem incorporar dentro de uma página HTML scripts que serão executados no servidor e não pelo navegador.

A conectividade às bases de dados: os scripts do lado do servidor e os Activex Data Object (ADO) permitem criar facilmente poderosas funções de gestão de bases de dados integradas nos seus web sites.

A gestão do estado da aplicação: vocês poderão administrar e acompanhar o estado das aplicações ao nível do usuário, da aplicação e do servidor ajudando a manter a integridade dos objetos.

Os Activex Server Components: vocês poderão instanciar e utilizar componentes programados com a ajuda de utilitários (Visual Basic, C, Java...). 

As ASP funcionam com os seguintes servidores :

·        Microsoft Internet Information Server no Windows NT Server 4.0 ou Windows 2000

·        PWS no Windows NT Workstation, Windows 95 & 98

·        Chili!ASP no Unix e Linux

·        Outros servidores: usar Instant!ASP

Vocês poderão utilizar os scripts do servidor para criar facilmente desde conteúdos que reagem, por exemplo, aos requerimentos baseados nas informações fornecidas pelos usuários (clientes), os perfis pessoais ou à lógica condicional. Com os scripts no servidor, a mesma página web poderá ter aparência (personalidade) diferente a cada nova apresentação. Vocês poderão também utilizar os scripts do servidor para gerar dinamicamente uma interatividade do lado do cliente. Por exemplo, vocês podem detectar se o navegador do usuário aceita a linguagem Java e decidir, no caso de aceitar, de incluir uma applet java dentro da página web antes de enviá-la.

Até hoje, a programação CGI (Common Gateway Interface) tem sido geralmente utilizada para por mecanismos de servidor às aplicações web, mas os programas CGI são geralmente complexos e rígidos. Com os scripts no servidor e as ASP, a experiência da programação com Visual Basic ou JavaScript pode ser explorada para criar mais rapidamente aplicações produtivas para a web. Além do VBScript e do JScript existe a possibilidade de utilização scripts escritos em Perl, por exemplo.


O que é uma página ASP?


Uma página ASP (Active Server Pages) é um documento HTML contendo uma lógica de script no servidor. A lógica do script, VBScript ou JScript, por exemplo, é executada dinamicamente no servidor web e depois suprimida do documento para enviá-la como código HTML ao browser.

Uma página ASP é um documento HTML, todas a tags HTML são permitidas dentro de um arquivo ASP e podem ser utilizadas normalmente. Os arquivos ASP permitem gerar dinamicamente as tags HTML dentro do código fonte da página ASP antes que seja enviada ao browser. Pode-se inserir livremente um script do servidor dentro do arquivo ASP, ao corpo do código HTML se isto for preciso.

Aqui está o exemplo clássico "HelloWorld" em ASP. Ele mostra adicionalmente a data do servidor. Note que os scripts ASP estão entre as tags <% e %>.

Exemplo:

<HTML>
<HEAD><TITLE> Um exemplo ASP </TITLE></HEAD>
<BODY>
<P> Bom dia, o texto a seguir e gerado por ASP </P>
<P><% response.write("Hello World, hoje é dia "&date)%></P>
</BODY>
</HTML>

Observe que podemos incluir as tags HTML dentro da string entre " ". Isto deixa antever a possibilidades impressionantes das ASP.

 

Transmitido : 2/25/2017 9:23:12 PM  


Anuncie aqui
OutDoor
www.vives.net
Fazenda Verde Sol
5º ENAPET
Homenagem ao Cerrado

 

Copyright 1999-2100 Vicente Vives - Asp.br.cf é hospedado na DigiWeb